terça-feira, 12 de outubro de 2010

Fisioterapia: uma parte importante da reabilitação neurológica

Inumeras são as causas que levam as pessoas a recorerem ao atendimento de fisioterapia, mas sem dúvida, as disfunções neurológicas são uma das mais dramáticas.
A fisioterapia tem um papel fundamental na recuperação dos pacientes acometidos pelas mais diversas disfunções neurológicas, entre elas podemos destacar a lesão medular, o acidente vascular encefálico (AVE), distrofias e traumatismo cranio-encefálico (TCE).
Basicamente, no adulto, atuaremos visando o retormo às atividades que o paciente realizava antes (na medida do possível), adaptando e modificando o que for necessário, orientando a família e o cuidador, estimulando a plasticidade do sistemanervoso central.
É de papel do fisioterapeuta auxiliar o paciente a descobrir seus reais potenciais e suas limitações, e estímula-lo a acreditar e atingir os abjetivos previamente estabelecido.
Os objetivos à serem atingidos são uma parte fundamental do tratamento e deve ser de comum acordo entre o paciente e o terapeuta, podendo contar com o auxílio de outros profissionais da área de saúde.
Deficiências mais leves podem ter sua melhora quase que espontaneamente.
Na dúvida, procure sempre a ajuda de um profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário